domingo, 3 de janeiro de 2010

Relações Públicas, Dada Maravilha, Olimpíadas e Copa do Mundo.

Belo Horizonte tem um acervo de personalidades que foram e que são importantes no cenário da comunicação, tanto como colaboradores, pioneiros da área, formadores de opinião e também aqueles que aprenderam com a vida a trabalhar o seu marketing pessoal para continuar contribuindo com informações relevantes para a população e suas atividades profissionais de relacionamento, lazer e entretenimento.

O esporte é um cenário de valor para a comunicação e para todos os brasileiros principalmente neste momento em que iremos sediar dois dos maiores eventos do mundo esportivo; a Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2017), o que nos leva a refletir e buscar as novas oportunidades que tudo isto irá nos proporcionar.

Hoje enquanto caminhava pela rua Rio de Janeiro no centro de Belo Horizonte, encontrei ''Dada Maravilha'', Dario José dos Santos foi Jogador de futebol (recordista mundial) marcou 10 gols em uma única partida. É conhecido por sua irreverência, alegria, marketing pessoal e atualmente participa da ''Bancada Democratica'' no Alterosa Esporte.

Dada Maravilha é um exemplo de esportista que cresceu e utilizou do conhecimento para continuar divulgando a importância do esporte, como profissionalizante, disseminador de cultura e fator importante para o desenvolvimento social.

A partir deste encontro me surgiu uma reflexão sobre a atuação do rp no mundo esportivo antes e  com a Copa do Mundo e Olimpíadas. Analisando a vida de Dada Maravilha dos times, clubes e de diversas personalidades da área do esporte, pude perceber que o relações públicas, mesmo antes da Copa do Mundo ou das Olimpíadas serem sediadas no Brasil tem o esporte como um grande campo de atuação.

É relevante compreendermos que independente destes grandes eventos, o profissional estrategista, pró-ativo, articulador ou seja o rp é quem faz a interface entre os times, academias, clubes ou atletas específicos e a sociedade, articulando de várias formas sua inserção e divulgação, criando pontes que disseminam informação, mudam uma realidade social e geram novos nomes do mundo esportivo. Essa atividade pode ser e é realizada por rp's com ou sem a previsão de eventos de relevância como a Copa e Olimpíadas, evidenciando a importancia de reconhecermos que uma das grandes atribuições do profissional de rp é saber reconhecer as oportunidades nas diversas áreas do mundo corporativo.

Um comentário:

  1. Realmente Renata, estes dois grandes eventos proporcionam uma gama de oportunidades, e em especial para nós profissionais da área de RP. É interessante pois estratégias de RP nestes grandes eventos podem ser identificadas quanto as suas ações, por exemplo: 1)Identificar o público do qual será realizado o evento; 2)Elaborar um estrutura logística para receber os diversos publicos inclusive jornalistas que farão parte do evento. 3)Através da imagem positiva do evento, isto facilitará o relacionamento com os stakeholders.
    Buscar oportunidades é que faz a diferença.
    Abrs
    Ana Paula Silva

    ResponderExcluir