sábado, 30 de janeiro de 2010

O mercado entende relações públicas?

Por Renata Arruda

Acredito que boa parte ainda não; na semana passada participei de um processo seletivo, para um cargo relacionado a àrea comercial (vendas) no setor de marketing de uma empresa; estou trazendo esse assunto no blog porque quando durante a entrevista eu falava sobre marketing, comunicação e relações públicas, já que uma das atribuições do cargo é fazer um relacionamento com o cliente, promover a imagem e vender o produto da organização, fui interrompida pelo entrevistador que perguntou ''Peraí, você quer trabalhar com vendas ou com comunicação?''

São nesses instantes que é possível perceber o quanto as pessoas tem uma visão deturpada sobre o que é relações públicas.

Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. (JAMES E. GRUNIG.)
Assim o Sinprorp (Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de São Paulo) explica que ''Enquanto marketing prende-se estreitamente ao produto e a sua promoção, tendo por foco a marca, Relações Públicas concentra-se na identidade da organização e na sua filosofia comportamental, tendo por foco sua imagem projetada na opinião pública.''

Com base nestas definições eu penso: Porque não fazer uma fusão de RP e Marketing e direcionar esses conhecimentos a àrea comercial (vendas)? Respondi a ele, que queria trabalhar vendas utilizando das noções de relações públicas e marketing, e que para isso não era necessário estar na área de comunicação de uma empresa, no setor de vendas isso também é possível; a comunicação esta presente em toda relação que estabelecemos com um ser, e eu posso usar das ferramentas de relações públicas primeiro para conhecer o meu cliente, logo fidelizá-lo, estabelecendo uma relação de confiança e também trabalhando os 4 p's do marketing que são, preço, promoção, praça e produto. A partir do momento que eu conheço o meu cliente, conheço o produto e sei estabelecer relacionamentos eu tenho uma relevante parte da venda garantida.

Mesmo assim ele olhou para mim com uma interrogação no rosto? Fiquei pensando até onde eu transmiti mal ou estou errada no meu raciocínio e até que ponto, as pessoas tem preconceito em acreditar que um profissional de Relações Públicas tem extrema competência para tratar de vários assuntos e realizar diversas atividades fazendo uso das ferramentas de comunicação como um todo, aliadas por exemplo a administração e ao marketing que estão incluídos na nossa grade curricular durante a graduação.

Entendo que toda essa dúvida a repeito do profissional de RP estão ligadas a pouca divulgação do que é um RP quais são suas funções como profissional e como somos direcionados durante a graduação a utilizar das técnicas de comunicação para trabalhar a imagem e o produto de qualquer empresa independente do ramo ao qual ela esteja relacionada. (Sempre usando da ética e da transparência).

Com tudo isso acredito que nós RP's temos que continuar a buscar estratégias para divulgar a profissão, temos que nos aliar e também cobrar uma atitude de repercussão dos conselhos em relação a isso. Só com união e perseverança da classe, será possível mudar essa visão e fazer que o mercado nos reconheça como profissional essencial para uma efetiva administração da imagem, do relacionamento com os stakeholders e da promoção do produto das organizações.

Fonte: Sinprorp

Publicado também no Propaganda RS.
Leia mais sobre A importância das Relações Públicas para as organizações e a sociedade - Blog A bordo da Comunicação.

4 comentários:

  1. Excelente artigo. Não sei porque há está deturpação e até falta de conhecimento sobre a profissão. Mas o que vejo hoje é que o curso de graduação não é levado em conta, ou será pq que há tantos engenheiros liderando equipes de comunicação nas empresas? As empresas querem alguém que resolva problemas e é está a formação que o engenheiro teve na vida toda, resolver problemas.

    Mandou muito bem na entrevista, tu queria falar para ele do transmarketing e ele não entendeu, é possível sim aliar rp + mkt. Fiz um post no blog sobre isso faz 1 mês, é sobre o livro do Fortes que estou lendo.

    Abraços
    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. Mateus, muito obrigada pelo seu comentário!
    Concordo com tudo que disse!

    Cabe a nós da área buscar formas de mudar a opnião do mercado e fazê-los comprender as relações públicas e a comunicação como um todo, como uma área que tem profissionais específicos e de alto nível de competência!

    @rrenataarrudas
    rrenataarruda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Queridos leitores, venho aqui agradecer o Pedro Souza, @bladurquino que faz um bonito trabalho, selecionando Os Melhores Posts de RP da Semana, permitindo que a nossa profissão seja divulgada e facilitando a leitura de nós leitores e blogueiros, por ter selecionada este post, entre um dos melhores da semana!

    Obrigada!

    para ver a seleção com os melhores acesse: http://horizonterp.ning.com/profiles/blogs/melhores-posts-de-rp-da-semana-17?xgs=1&xg_source=msg_share_url

    @rrenataarrudas
    rrenataarruda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Renata, mantenha a postura de ser RP e conceituá-la a quem não conhece. Uma vergonha que RP ainda seja mal conhecida e mal divulgada no mercado. E mais estranho ainda é esse selecionador não ter ligado RP à vendas, pois normalmente pensam que somos vendedores.
    Parabéns por estar na lista do Pedro. Merecido.
    beijocas

    ResponderExcluir