domingo, 13 de março de 2011

As imagens da nossa fala

Por Renata Arruda

Quando pensamos no profissional de comunicação e suas habilidades, principalmente no campo virtual onde não temos um contato direto com este,  muitas vezes nos atemos a sua formação, seu arcabouço cultural e a imagem virtual que ele nos passa e esquecemos que para um comunicólogo é importante ter habilidades na fala e principalmente saber dizer.

O nosso jeito de falar, de vestir, o tom de voz e os gestos naturais influenciam cerca de 50% na nossa performance profissional.

O poder da linguagem do corpo

Que casa é esta que abriga as minhas
emoções mais íntimas, a minha alma?

Que casa é esta que me surpreende
com movimentos sutis e escancarados, e
me retrata com tanta fidelidade?

Esta casa tão minha, tal como uma caixa de
Pandora, abre-se para o mundo de tal forma que é impossível não ver, não sentir!  Que eu cuide desta casa com a consciência dos sábios.

Que esta casa, meu corpo, me represente com ousadia e sede pela vida.

Que tenha voz, poder, determinação e coragem para transcender o sonho!
                                                                                                          Eunice Mendes

O texto acima retrata perfeitamente como a linguagem do corpo é reveladora, a fala não é tudo, nossa personalidade e gestos em conjunto revelam quem somos.

Muitos profissionais tem grande potencial mas quando se encontram em situações onde se expõem em público como por exemplo uma reunião de trabalho se sentem envergonhados, nervosos, perdem a fala e o raciocínio. Estas sensações são muitas vezes desesperadoras, mas podem ser superadas com a realização de exercícios que ajudam a relaxar, superar o medo, melhorar a dicção e proporcionam segurança e auto-estima sentimentos que resultam em uma mudança de comportamento diante de situações de exposição.

Este final de semana li um livro que serve de guia para pessoas que querem melhorar suas habilidades de apresentação e por isso vim compartilha-lo com vocês, segue abaixo a dica:

Livro: Falar bem é fácil - Um superguia para uma comunicação de sucesso
Autores: Eunice Mendes, Lena Almeida, Marco Polo Henriques
Editora:AGWM

Nenhum comentário:

Postar um comentário