domingo, 13 de março de 2011

As imagens da nossa fala

Por Renata Arruda

Quando pensamos no profissional de comunicação e suas habilidades, principalmente no campo virtual onde não temos um contato direto com este,  muitas vezes nos atemos a sua formação, seu arcabouço cultural e a imagem virtual que ele nos passa e esquecemos que para um comunicólogo é importante ter habilidades na fala e principalmente saber dizer.

O nosso jeito de falar, de vestir, o tom de voz e os gestos naturais influenciam cerca de 50% na nossa performance profissional.

O poder da linguagem do corpo

Que casa é esta que abriga as minhas
emoções mais íntimas, a minha alma?

Que casa é esta que me surpreende
com movimentos sutis e escancarados, e
me retrata com tanta fidelidade?

Esta casa tão minha, tal como uma caixa de
Pandora, abre-se para o mundo de tal forma que é impossível não ver, não sentir!  Que eu cuide desta casa com a consciência dos sábios.

Que esta casa, meu corpo, me represente com ousadia e sede pela vida.

Que tenha voz, poder, determinação e coragem para transcender o sonho!
                                                                                                          Eunice Mendes

O texto acima retrata perfeitamente como a linguagem do corpo é reveladora, a fala não é tudo, nossa personalidade e gestos em conjunto revelam quem somos.

Muitos profissionais tem grande potencial mas quando se encontram em situações onde se expõem em público como por exemplo uma reunião de trabalho se sentem envergonhados, nervosos, perdem a fala e o raciocínio. Estas sensações são muitas vezes desesperadoras, mas podem ser superadas com a realização de exercícios que ajudam a relaxar, superar o medo, melhorar a dicção e proporcionam segurança e auto-estima sentimentos que resultam em uma mudança de comportamento diante de situações de exposição.

Este final de semana li um livro que serve de guia para pessoas que querem melhorar suas habilidades de apresentação e por isso vim compartilha-lo com vocês, segue abaixo a dica:

Livro: Falar bem é fácil - Um superguia para uma comunicação de sucesso
Autores: Eunice Mendes, Lena Almeida, Marco Polo Henriques
Editora:AGWM

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Da Mulher - Nós temos e doamos VALOR.

Hoje é dia das Mulheres e sinto que estamos vivendo um momento de posicionamento e crescimento profissional e pessoal, e não tem a ver com teorias feministas sobre como somos melhores ou piores que os homens e sim com ser Mulher, temos nossas características, nosso VALOR, somos fortes e fracas, lutadoras e também perdemos, somos sensíveis mas também sabemos usar a razão nas horas certas, enfim todas nós idependente de personalidade somos capazes de alcançar nossas metas e cumprir nossos objetivos de vida! PARABÉNS MULHER!

Renata Arruda

Segue abaixo uma matéria que fala sobre a nossa presença no mundo virtual.

Elas arrasam também na internet

O comércio eletrônico no Brasil, que desponta a cada ano com números cada vez mais altos, começa a ganhar uma peculiaridade: o impulso feminino. A participação das mulheres tem crescido nas duas pontas. Tanto entre as mulheres que empreendem, quanto as que gastam no segmento.

De acordo com levantamentos do data center Maxihost, especializado no comércio de lojas virtuais, o crescimento do número de mulheres empreendedoras nos últimos três anos tem alcançado cerca de de 30% ao ano; e agora elas já representam quase 50% das donas das mais de 3 mil lojas virtuais vendidas. "Acreditamos que esse número ainda possa aumentar", observou o diretor da Maxihost, Eduardo Alberto.

E como consumidoras vorazes, elas também não ficam atrás. No caso das compras coletivas, o novo fenômeno da internet, estima-se que 8 milhões de brasileiros já se cadastraram nesse tipo de site e que até o final do ano esse número possa chegar a 20 milhões. Com um detalhe: a maioria esmagadora desse público é composta por mulheres. Loucas por descontos (ou "muito boas em fazer bons negócios") elas são responsáveis pela emissão por cerca de 80% dos mais de 5 milhões de cupons que esse comércio emitiu desde que chegou ao Brasil há menos de um ano, de acordo com levantamentos do site Magote.com.


E compram de tudo, desde hidratação de cabelos em salões de primeira classe até serviços de mecânica e peças de sex shops. A procura é tão grande que o Magote.com, inaugurado em novembro do ano passado, optou por atender apenas esse segmento e, a partir de março, passará a ser "cor-de-rosa".

Aliás, no Magote, o lado empreendedor feminino também é considerável. De acordo com Marcio Pascal, idealizador e diretor do site, o número de mulheres donas de estabelecimentos que anunciam também cresce a cada dia. "Calculo que hoje elas sejam responsáveis por 65% dos nossos anúncios. Acredito que a tendência é aumentar", assinala o executivo, que complementa: " só uma questão de tempo. A internet é delas."

Fonte: Blog Mercado Web Minas - Diário do Comércio (04/03/2011)

Estamos de volta

Queridos leitores, o ValoRP está de volta!

Durante este período de pausa senti muitas saudades e vontade de voltar logo, agora retomando o blog espero levar até vocês informações interessantes que agreguem aprendizado e valor a sua vida pessoal e profissional.

Grande abraço.

Renata Arruda