quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Redes Sociais: A moda agora é a construção colaborativa

"Em meu passeio vespertino pela net (twitter, blogs, facebook e outros mais) encontrei o post abaixo que fala a respeito de um assunto que tem chamado minha atenção, a utilização das mídias sociais para a interação do governo com o público (sites colaborativos), este meio já é utilizado pela população com muita força  e poder de descisão e agora alguns governantes tem percebido nele a oportunidade para se aproximarem dos cidadãos (eleitores) e difundir a informação por meio de compartilhamento de documentos, notícias e ideias, além é claro de fazerem o seu marketing pessoal."  

Depois que a Islândia resolveu escrever a nova Constituição do país de forma colaborativa (via Facebook), a ideia de governos "abertos" parece que vem se consolidando cada vez mais. Embora já não seja mais novidade o aparecimento de sites colaborativos, tais meios nunca estiveram tão na moda. Os objetivos vão de compartilhamento de programas de hackers até o desenvolvimento de um novo futuro para governos. Isso interessa tanto que o que não falta são manuais ensinando a ter sucesso com a interação entre internautas.

O Brasil se adaptou muito bem à essa plataforma em 2010, nas eleições presidenciais. Os candidatos aceitavam sugestões até para qual roupa eles deveriam usar nos comícios. Nunca a opinião do público importou tanto. Mas o que quer dizer isso?

Sites colaborativos são plataformas disponibilizadas por governos ou iniciativas privadas, para que o próprio público alimente com informação. A ideia é que os usuários "trabalhem" para trazer o melhor conteúdo para o site. E o que eles ganham com isso? Ibope, relevância na internet, ranking e, é claro, informação. Se você encontrar uma informação a partir da participação do outro, nada mais justo que você também colabore para ajudar.

A novidade mais recente é a rede social "My Fun City", que aposta no lema cidades sustentáveis. Por meio de blogs, sites e redes sociais é possível participar politicamente e civicamente da sua cidade. A rede mede em tempo real as condições da região em que o usuário se encontra e disponibiliza os dados com a mesma rapidez. Basta criar um login e começar a opinar sobre os doze principais aspectos que regem a qualidade de vida e o bem estar social nas cidades (onde a pessoa se encontra), fazer comentários e registrar fotos.

Alguns exemplos no país:

Movimento Minas (MG)

O projeto procura criar um ambiente de engajamento e comprometimento com o desenvolvimento do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma iniciativa do governo de Minas, com intuito de construir um espaço construído para possibilitar o encontro de todos que se importam com o futuro do estado.

Gabinete Digital (RS)

"Este espaço é dedicado à comunicação direta do Governador com a população. Formule sua pergunta e divulgue nas redes sociais. A pergunta mais votada do mês será respondida diretamente pelo Governador através de um video". Essa é a meta que o site Gabiente Digital promete atingir. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que pretende abrir o canal de comunicação com o cidadão, aproximando-o cada vez mais do governador.

Observador Político: o site colaborativo do FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acaba de lançar a comunidade colaborativa Observador Político, na internet, com a promessa de incentivar o debate político na sociedade. No vídeo de abertura do site, FHC afirma que a web sugere um diálogo democrático que pode contribuir para "avançar", independentemente da corrente ou filiação partidária.

A reflexão que é possível fazer com a ação desses governos é simplesmente dizer que eles estão na mão certa da população. Esses governantes entenderam que não é possível construir informação sem colaboração e que o usuário tem o poder - e vontade - de mudar o futuro com as suas próprias mãos. Afinal, não existe construção eficiente sem entender, de fato, quais são as necessidades de quem é o maior beneficiado: o cidadão.

Fonte: Blogmidia8.com - Por Cínthia Demaria, jornalista, social media e blogueira. @cika_demaria

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