sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Você já utilizou a técnica de Storytelling para motivar os funcionários de sua empresa?

Por Renata Arruda

Não? Pois deveria.

Primeiro vamos entender este conceito:

Storytelling é uma técnica ancestral utilizada para preservar e construir identidades como as religiões, motivar e inspirar guerras e batalhas, além de humanizar entidades e lendas como foi feito na Idade Antiga.

''é uma maneira de utilizar narrativas para compartilhar informações, conhecimentos e experiências''.   Giorgio Dal MolinAbril, 2009

No ambiente corporativo, utilizamos Storytelling para preservar a identidade e a história da empresa;formar cultura e reforçar valores;motivar equipes, inspirar ideias e criar novas realidades;humanizar a empresa com sua história própria e de personagens (colaboradores).

Para implantar esse conceito no nosso planejamento de comunicação interna é importante que o comunicador tenha conhecimento da história da empresa e do perfil dos funcionários, pois assim ele poderá aplicar a técnica de forma eficiente e eficáz, conquistando a atenção e mudança positiva no comportamento dos colaboradores.

Sendo assim antes de fazer, pense sobre...

 

Já utilizei esta técnica de forma simples em uma experiência de trabalho com comunicação interna em um entidade filantrópica onde a repercusão foi excelente, a partir de dados sobre funcionários antigos ou que se destacavam na empresa utilizei um espaço no jornal interno da mesma para contar histórias sobre estes colaboradores que tinham uma representação cultural muito forte dentro da entidade. Fiquei feliz ao perceber que a técnica surtiu efeito, pude mensurar descontração, emoção e sentimento de pertencimento a empresa por parte dos citados nas histórias e também dos seus colegas de trabalho.
                                           

Um comentário:

  1. Eu também adoro o Storytelling, sobretudo porque ele permite mesclar conhecimento com emoções, humanizando as histórias.
    As empresas que se apropiam deste tipo de narrativa costumam ganhar pontos. Exemplos no post "Quem conta um conto.. pode ter uma boa história". http://insightcorporativo.com.br/category/248
    Bons Insights!
    Thaís

    ResponderExcluir