quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RP e a era digital

Por Renata Arruda

É estranho, mas na minha época de faculdade há remotos três anos dávamos pouquíssima importância ao on-line, todas as campanhas e estratégias que criávamos eram totalmente focadas no off-line.

Quando me formei em 2009 descobri que tinha um diploma e também um mundo digital para desbravar.
 
 
Usei a internet como a minha nova escola, foi assim que aprendi que estamos vivendo a era digital, que muitas ondas vêm como tsunamis, depois passam e às vezes deixam estragos, que as estratégias devem ser pensadas no on e  no off-line e que as ações devem estar interligadas nos dois planos.
 
 
 
Durante um tempo entrei em uma crise existencial sobre o futuro da profissão de RP (onde será que vamos parar? Está tudo tão diferente do que aprendi...) foi aí que compreendi que o mundo digital, as novas mídias, a padronização no contato direto com o cliente on-line, a importância de se ter reputação e relevância nas redes sociais, são nada mais nada menos que atividades de  Relações Públicas, profissional que é habilitado para gerir relacionamentos, fidelizar públicos e manter o foco nas pessoas.
 
 
 
Assim percebi que na “Era do compartilhamento’’ (Gil Giardeli) o RP que souber dar valor ao que os seus públicos compartilham e que trabalha as estratégias on e off-line de forma holística vai sobreviver as tsunamis e deixar um rastro de competência e inspiração nesse mundo que agora é digital, compartilhado e que não para de mudar.
 

 
#FicaDica vídeo do @maurosegura sobre o novo profissional de Marketing e Comunicação. (Vale para RP também).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário